Você é um profissional ético? O que significa ética?
Ser ético é agir direito,
proceder bem, sem prejudicar os outros. "É ser altruísta, é estar tranquilo
com a consciência pessoal".
A palavra
ética define o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em
relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo assim o bem
estar social, ou seja, ética nada mais é do que a forma que o homem deve se
comportar em seu meio social.
Agir corretamente, hoje,
não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem
quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida.
Atuar eticamente, entretanto, vai muito além de não roubar ou não
fraudar a empresa. A ética nos negócios inclui desde o respeito com que os
clientes são tratados ao estilo de gestão do líder da equipe.
Pois a ética permeia todas
as relações da empresa e determina a forma como essa empresa será vista por seus
clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros! É sempre bom lembrar que
uma empresa ética é aquela que tem a ética como exemplo de ações no seu dia a
dia, e não somente aquela que possui um bom “Código de Ética”.
Veja os cinco conceitos de ética.
2. Ter coragem para assumir as decisões. Mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.
3. Ser tolerante e flexível. Muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
4. Ser íntegro. Significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.
5. Ser humilde. Só assim a gente consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.
“Dê sempre o
seu melhor, seja no trabalho, em casa com a família ou até mesmo com os amigos.”
E não espere ser reconhecido, pois a
recompensa vem de Deus. Essa é a lei da vida.
Por
tanto: "Planeje, execute, verifique
e aprenda", e seja feliz.